Sábado, 19 de agosto de 2017
   « Página inicial    
 
Comunicação Empresarial
Jornalismo Científico
Comunicação e Saúde
Comunicação em Agribusiness
Jornalismo Ambiental
Comunicação / Jornalismo
Miscelânia
 

 

          Sou, com muito orgulho, caipira do interior de São Paulo, nascido na bela cidade de Ribeirão Preto e, com mais orgulho ainda, torcedor fanático do Comercial Futebol Clube, o famoso “Leão do Norte”. Como já deve ter notado, sou “bafudo” de quatro costados (Bafo é o nome carinhoso com que meu alvinegro é tratado) .
           Como moro em São Paulo, Capital, há um tempão, adotei o Verdão do Parque Antárctica como meu segundo time . Também tenho clubes de preferência em cada Estado brasileiro (sou, por exemplo, tricolor no Rio de Janeiro) e torço por todos os “Comerciais” que existem no Brasil: o de Campo Grande, o do Piauí, o de Cornélio Procópio/PR e o de Registro, também do interior de São Paulo. Torcia também pelo Comercial de Tietê, do interior paulista (um tradicional clone do meu “Leão do Norte”), mas infelizmente ele fechou as portas para o futebol.
           Sou jornalista e professor universitário (USP e UMESP) e há muitos e muitos anos atuo em duas grandes áreas: Jornalismo Especializado (Jornalismo Científico, Jornalismo em Saúde, Jornalismo em Agribusiness e Jornalismo Ambiental) e Comunicação Empresarial.
           Sou diretor de uma empresa de consultoria em Comunicação (Comtexto Comunicação e Pesquisa) e de uma pequena editora (Mojoara Editorial) e fui presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC).
           Edito alguns sites temáticos em Comunicação nas áreas de Comunicação Empresarial, Jornalismo Científico, Comunicação em Agribusiness e Meio Ambiente, Comunicação Rural, Auditoria de Imagem e Comunicação e Saúde. Sou coordenador de cursos a distância em Comunicação/Jornalismo promovidos pela Comtexto e também do curso de especialização em Comunicação Empresarial da UMESP.
           Tenho alguns livros recentemente publicados: Comunicação Empresarial: Políticas e Estratégias ( Editora Saraiva), Comunicação Empresarial: teoria e pesquisa (Editora Manole); Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica (Mojoara Editorial) e Comunicação, Jornalismo e Meio Ambiente: teoria e pesquisa (Mojoara Editorial). Você me encontrará também facilmente em inúmeras coletâneas nestas áreas e como colunista em alguns portais (Portal Imprensa, Portal RP-Bahia etc).
Tenho como hobbies principais: assistir e colecionar camisas de futebol (vejo até futebol de várzea), ler demais (tenho uma boa biblioteca, com mais de 6.000 livros), inclusive vários jornais por dia (há algo mais gostoso do que ler jornal no banheiro?).
           Como pode perceber pelo blog e pelos meus sites, não tenho papas na língua e me sinto bem (não conseguiria ser de outra forma) com a minha independência em relação a empresas, governos e autoridades em geral. Sei bater palmas também, mas, sobretudo com a hipocrisia empresarial que anda imperando por aqui, elas têm sido raras, reconheço.
           Sou, enfim, um cidadão brasileiro, que ainda fica indignado com as injustiças, as desigualdades sociais, a demagogia de governos e políticos e a falta de compromisso das nossas organizações. Meu lema preferido é: “não existe almoço grátis”. Meu provérbio preferido é: “Quando se poupa o lobo, coloca-se em risco a ovelha”.
           Tenho três filhas maravilhosas (Christianne, Ana Carolina e Clarissa) , uma paixão arrebatadora (minha golfinha rosa) e 3 cachorros “amiguérimos” ( Chelsea , Link e Nayla). Uma família tão feliz que nunca precisei de terapia. Aprendi que a melhor coisa a fazer para manter a saúde é não engolir sapo. Boto tudo pra fora e, agora com o meu blog, a tarefa ficou ainda mais fácil. Vida longa à vista.

 

 
 
 
 
 
 
 

 

Webdesign: AMS Public